A História e Evolução das Cortinas: De Símbolos de Luxo a Itens Essenciais do Lar

Postado em
Por

Hoje em dia, as cortinas são um dos itens mais comuns nas casas, fazendo parte de nossas vidas até mesmo sem que percebamos.

Elas são elegantes e podem deixar qualquer lugar mais aconchegante e confortável, podendo fazer parte de qualquer estilo de decoração. Elas são um item que não pode faltar em casa.

Que elas são essenciais, isso não há dúvida! Mas você sabe dizer de onde vem sua origem?

As cortinas surgiram no Oriente Antigo para resolver um problema relacionado à privacidade. Os nobres e famílias reais buscavam não serem aborrecidos por seus súditos em suas horas de descanso. Pensando nisso, criaram uma forma de bloquear a visão de quem estivesse do lado de fora de seus cômodos e edifícios, e assim foram criadas as cortinas, como solução para impedir a visão do que se passava do lado de dentro de suas casas.

Não demorou muito para que as cortinas se tornassem artigos de luxo nas casas da época na China e no Japão, sendo comparadas a tapetes, vasos e outros utensílios de decoração.

A primeira evidência de cortinas no Ocidente ocorreu na Europa no século XIII, durante uma cerimônia de casamento real na Inglaterra. Após isso, somente no século XIV elas ganharam destaque novamente, junto com as camas dossel, móveis criados para proteger a cama do frio rigoroso da Europa.

Outra invenção que ajudou a popularizá-las foi o andor cerimonial, que resguardava os passos dos nobres.

Esses dois itens foram importantes para difundir o uso das cortinas, pois sempre havia um uso delas em sua composição. Após os nobres aparecerem com esses itens, toda a população queria imitá-los. Esse mesmo fenômeno aconteceu com os garfos, tapetes e outros utensílios que todos nós usamos.

Com o avanço do tempo, o uso da cortina foi ficando mais forte uma vez que o conceito de privacidade passou a ser difundido na sociedade.

Mas foi durante a Revolução Industrial, com o desenvolvimento da tecelagem automatizada e da tinturaria, que as cortinas se tornaram mais acessíveis a outras classes sociais.

Hoje em dia, é muito comum encontrar cortinas de diferentes modelos em casas e apartamentos, seja para proteger o cômodo da luz solar ou apenas para manter a privacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *